PROFESSORA MARIA JULIA

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Imperialismo



OBSERVAÇÃO: Procure estudar esse assunto utilizando o gráfico acima.
Imperialismo


1- Desde meados do século XIX até o início do século XX, as nações industrializadas européias e os Estados Unidos da América empreenderam uma disputa por territórios na África, Ásia e América Latina. Essa disputa ficou conhecida como imperialismo ou neocolonialismo.
Compare o imperialismo do século XIX com a expansão mercantilista ocorridas nos séculos XV e XVI, quanto ao processo de colonização.
2- No final do século XIX e início do século XX, por detrás de uma aparente tranqüilidade do cenário político europeu, escondia-se um clima de instabilidade e tensão que acabaria por mergulhar a Europa na Primeira Grande Guerra.
Destaque e comente dois dos fatores que contribuíram para essa instabilidade.

3- Eça de Queirós, em CARTAS DA INGLATERRA, afirma que "em toda a parte onde (o inglês) domine e impere, todo o esforço consiste em reduzir as civilizações estranhas ao tipo da sua civilização anglo-saxônica".
Como os europeus de fins do século XIX e início do século XX justificavam sua prática imperialista?
4- A análise do mapa e os conhecimentos sobre colonialismo e imperialismo permitem concluir:
(1) A foi metrópole de G durante mais de três séculos e manteve colônias em H até o século XX.
(2) A disputou com B as terras de I, as quais, do século XVI ao XIX , foram exploradas e colonizadas por C.
(4) E disputou com A mercados fornecedores de açúcar localizados em G, durante o século XVII, enquanto D e C disputaram colônias em H e I, no século XIX.
(8) B conquistou áreas coloniais em F, no século XV; no entanto, durante os séculos XVIII e XIX, essas áreas foram objeto de freqüentes disputas entre B, C, D e E.
(16) Colonizadas por E, áreas localizadas ao sul de H foram palco de significativo conflito com D, no século XIX, em disputa pela sua posse.
(32) B foi o primeiro país europeu a unificar-se territorialmente, no século XV, o que possibilitou o estabelecimento de áreas coloniais em I e, conseqüentemente, melhores condições de disputar essas áreas com C e E, durante o século XX.
Soma ( )

5- “... a Europa inchou de maneira desmedida com ouro e matérias-primas dos países coloniais: América Latina, China e África. De todos esses continentes, partem há séculos os diamantes e o petróleo, a seda e o algodão, as madeiras e os produtos exóticos. A Europa é literalmente a criação do Terceiro Mundo". Frantz Fanon.
Explique o papel das multinacionais na substituição do modelo colonial, na manutenção do poderio europeu e também norte-americano e na existência do Terceiro Mundo, conforme foi citado no texto acima. Explique o papel das multinacionais na substituição do modelo colonial, na manutenção do poderio europeu e também norte-americano e na existência do Terceiro Mundo, conforme foi citado no texto acima.

6- No final do século XIX, em decorrência do neocolonialismo, um violento conflito se deu entre China e Inglaterra, devido ao interesse britânico em impor seu domínio sobre a China. O conflito a que se refere o texto foi:
a) a Guerra da Manchúria.
b) a Guerra dos Boers.
c) a Guerra dos Boxers.
d) a Guerra dos Cipaios.
e) a Guerra do Ópio.

7- "Quando os brancos chegaram, nós tínhamos as terras e eles a Bíblia; depois eles nos ensinaram a rezar; quando abrimos os olhos, nós tínhamos a Bíblia e eles as terras". Essa frase - atribuída a Jomo Kenyatta, fundador da República do Quênia - remete à partilha da África, no quadro do imperialismo europeu.
a) Comente e interprete o trecho.
b) O que ficou determinado na Conferência de Berlim?
(NOVAES, Carlos Eduardo e RODRIGUES, Vilmar. "Capitalismo para principiantes". 20º edição, São Paulo, Ática, 1991, p.88)

8- Em relação à expansão imperialista na Ásia, na segunda metade do século XIX, pode-se afirmar que o Império Chinês foi:
a) anexado ao Japão anulando a ameaça imperialista.
b) desmembrado em colônias pelas potências européias.
c) dividido em zonas de influência pelos países ocidentais.
d) incorporado ao Império Britânico compondo a Commonwealth.

9- No dia 1Ž de julho de 1997, a última colônia britânica na Ásia, Hong Kong, foi devolvida à China. O acordo que devolveu Hong Kong estipulou que o território se tornaria "região administrativa especial" da República Popular da China, segundo o princípio de "um país, dois sistemas".
a) Qual o conflito, no contexto do imperialismo do século XIX, que levou Hong Kong a pertencer à Grã-Bretanha?
b) Explique dois motivos para a eclosão desse conflito.
c) Quais são os dois sistemas que atualmente coexistem na República Popular da China?

10- A expansão imperialista sobre os territórios asiáticos e africanos no decorrer do século XIX foi, antes de tudo, um ato de conquista.A partir desta afirmativa, identifique a opção que indica a nação européia expansionista, a região colonizada e o movimento de resistência possíveis de inter-relacionar-se corretamente.
a) França/ Argélia/ Guerra do Boxers
b) Inglaterra/ Índia/ Revolta dos Cipaios
c) Inglaterra/ Sudão/ Revolta dos Boers
d) Portugal/ Angola/ MPLA e) Alemanha/China/ Movimento Taiping